Alunota11

Download de Livros, Apostilas e literatura em geral!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como identificar uma Entidade  Empty Como identificar uma Entidade 27/5/2014, 5:45 pm

Admin

Admin
Admin
"Mauri Gonçalves (e-mail) é acadêmico de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas e autodidata em Microsoft Access.

Olá pessoal! Depois da visão geral (artigo anterior), vamos por a mão na massa e iniciar o Modelo Lógico do nosso banco de dados. Para que os conceitos fiquem bem visíveis, vou exemplificar para vocês um banco de dados para um sistema de Biblioteca.

O start da modelagem se dá a partir das ENTIDADES. Uma entidade é uma representação de um conjunto de informações sobre determinado conceito do sistema. Toda entidade possui ATRIBUTOS, que são as informações que referenciam a entidade.

Para exemplificar no sistema de controle de Biblioteca, partimos do conceito principal que é o empréstimo de obras por usuários da biblioteca. A partir deste conceito inicial, vamos ramificando e descobrindo novos conceitos. Podemos iniciar nosso raciocínio da seguinte forma:

"Uma biblioteca possui Obras literárias que podem ser tomadas em empréstimos pelos usuários credenciados."

Podemos rapidamente enxergar um cadastro de livros, um cadastro de usuários e um registro de empréstimos, certo? É essa visão que temos que ter ao modelarmos um banco, isto é, devemos detectar as informações que devemos armazenar.

Para identificar se aquele conceito pode ser uma entidade você deve apenas se perguntar: "Eu desejo armazenar quais informações sobre este conceito ?" Se houverem informações a serem armazenadas, você tem uma ENTIDADE. Exemplificando: Eu desejo armazenar os seguintes dados do livro: Título, Autor, Editora, Ano, Edição e Volume. Temos então a entidade Livro.

A estas informações que armazenamos, damos o nome de ATRIBUTO. Um atributo pode ser uma informação única, bem como pode ser um conjunto de informações. Exemplificando: Sobre empréstimos, eu tenho os seguintes atributos: Código, livro emprestado, usuário que emprestou, data de empréstimo e data de devolução. O atributo "livro emprestado" refere-se ao livro, porém sabemos que há informações que devem ser armazenadas sobre livros como vimos antes. Temos aí um exemplo de um atributo que é um conjunto de outros atributos: todos os atributos da entidade Livro, formam um atributo da entidade Empréstimo.

Outra situação é a seguinte: deseja-se armazenar 2 números de telefone para cada usuário. Telefone é um dos atributos da entidade Usuário. Neste caso, não temos referência à nenhuma outra entidade, ou seja, temos mais de uma informação para o mesmo atributo. A este atributo damos o nome de ATRIBUTO MULTIVALORADO, pois temos 2 valores para o mesmo atributo em uma mesma entidade. Sabemos que nos bancos de dados não é possivel armazenar mais de uma informação no mesmo campo. Por isso, veremos mais à frente uma solução para os atributos multivalorados.

Quando os atributos de uma entidade formam o atributo de outra, podermos dizer que existem uma referenciação entre as entidades. Naquele atributo da entidade Empréstimos vamos armazenar apenas uma referência à entidade Livro. O mesmo ocorrerá com relação à entidade Usuário. Pelo simples fato de existir esta referência de uma entidade em outra, temos então o que chamamos de RELACIONAMENTO.

Neste começo, temos um rascunho do nosso Diagrama de Entidade-Relacionamento:

Entidades: Usuário, Livro, Empréstimo
Relacionamentos: Usuário - Empréstimo, Livro - Empréstimo

No próximo artigo falaremos sobre RELACIONAMENTOS entre entidades.

Até lá."

[FONTE]

Leia mais em: Modelagem de Dados 1: Entidades http://www.devmedia.com.br/modelagem-de-dados-1-entidades/4140#ixzz32x0lBDgg

http://alunota11.blogspot.com.br

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos